fbpx

Saúde e nutrição: Assuntos urgentes no Brasil e no mundo

Antigamente, quando se pensava em saúde e nutrição era assim: casas com quintais amplos, hortinhas e árvores frutíferas, a mesa era farta de verduras e legumes, as crianças iam caminhando para as escolas e depois corriam nas ruas, brincando até escurecer.

Atualmente isso é cena rara, restrita aos bairros e cidades pequenas, geralmente afastadas dos grandes centros.

Alguns fatores que impactam nossa saúde são:

  • A poluição dos centros urbanos;
  • A rotina corrida das famílias;
  • A tecnologia e os jogos eletrônicos;
  • A falta de segurança nas ruas

Esses são apenas alguns, além de outros fatores que impactam significativamente nossa saúde.

OMS Alerta: Saúde e Nutrição são assuntos urgentes no mundo inteiro.

Além disso, um estudo desenvolvido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em parceria com o Imperial College de Londres, concluiu que o número de obesos de 5 a 19 anos de idade saltou de 11 milhões para 124 milhões no período de 1975 a 2016.

Dessa forma, podemos dizer que atualmente temos 10 vezes mais crianças e adolescentes obesos no mundo do que existia há quarenta anos.

Ainda assim, as projeções para o futuro não são animadoras: esses números continuam subindo, principalmente em países de baixa renda.

O prático nem sempre é saudável

Muito embora, abrir um miojo seja mais rápido que refogar um legume, a má alimentação pode custar muito mais caro lá na frente.

O consumo de remédios na fase adulta também cresceu, bem como os casos de anemia e doenças associadas ao excesso de peso.

Além disso, crianças que crescem sem uma alimentação adequada e equilibrada, têm mais dificuldade em manter hábitos saudáveis na vida adulta, gerando uma população cada vez mais doente.

Nunca é tarde para mudar esse cenário?

Comece agora mesmo! Em sua próxima ida ao mercado, pense na saúde e nutrição da sua família! Por exemplo, passe primeiro na sessão de frutas, verduras e legumes!

Além de saudáveis, esses alimentos custam mais barato do que os congelados, enlatados e alimentos processados.

Além disso, nada supera o cheirinho de um refogado! É possível encontrar no YouTube, uma infinidade de canais de receitas saudáveis.

Desde as receitas com ingredientes simples às mais elaboradas. Chame as crianças para participarem também!

Inclua seus filhos no preparo – isso vai ajudá-los a criar a preferência por alimentos mais saudáveis!

Faça brincadeiras, por exemplo, o que abre mais rápido: um pacote de bolacha ou uma banana?

Saúde e nutrição nas escolas

Desde 2019, os currículos escolares dos ensinos básico e fundamental do país passaram a incluir o assunto educação alimentar e nutricional nas disciplinas de ciências e biologia, respectivamente.

Essa iniciativa faz parte das diretrizes do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), o maior e mais antigo programa do governo brasileiro na área de alimentação escolar e segurança alimentar e nutricional.

Como você sabe: aqui na Techline, de Saúde a gente entende!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice

Confira

Posts Relacionados

Pressão arterial infantil

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a hipertensão arterial um problema de saúde pública, uma vez que o número de casos não para de crescer. A

Cuidados com a hidratação

Para os amantes da folia, verão, calor e carnaval é a combinação perfeita para cair na folia! Por isso, além de fantasias e adereços, já

A sua saúde pede equilíbrio

Primeiramente, como pensar em equilíbrio se a vida moderna tem trazido inúmeras conquistas e benefícios, mas, ao mesmo tempo, tem cobrado um preço muito alto